Informações sobre a Dádiva
DAR SANGUE
- Em pessoas saudáveis, dar sangue não prejudica a saúde.
- Não transmite doenças, não causa habituação, não enfraquece ou engorda.
- Excetuando nas profissões de maior risco (pilotos. mergulhadores, trabalhos em altura) pode trabalhar depois de dar sangue.
- O processo de dádiva é rápido, no entanto se a afluência nesse dia for muita, poderá ter que esperar algum tempo.
- Antes da dádiva terá que preencher um pequeno questionário e de seguida fará uma consulta médica. Poderá ainda ter que realizar algumas análises prévias à decisão médica.
- Não deve dar sangue em jejum, pelo que deverá tomar uma refeição ligeira sem gorduras.
O QUE SE FAZ AO SANGUE?
O sangue dado pelos dadores está na forma de sangue total. Após a sua doação, o sangue para além de analisado é separado nos seus principais componentes:
Concentrado eritrocitário (a parte vermelha), Plasma (a parte amarela) e plaquetas (as células da coagulação). Cada componente tem indicações terapêuticas específicas. O sangue na forma de concentrado eritrocitário só é inutilizado se apresentar algum problema depois de processado.
No Hospital Vila Franca de Xira, o Plasma é congelado e fica de quarentena até que o dador realize novas análises numa nova dádiva.
Horário
O Serviço de Sangue está aberto às segundas, quartas e sextas, entre as 08h30 e as 12h30.
Nota: O Serviço pode encerrar excecionalmente as inscrições para dádiva antes das 12h30, sempre que o número de dadores inscritos para observação médica e em espera para colheita ultrapassar a capacidade de resposta do serviço.
Localização
O Serviço de Sangue situa-se no piso 4 (Serviço de Imunohemoterapia).
O acesso é feito através dos elevadores 1, 2 e 3.
Contactos
E-mail: imuno_geral@ulsetejo.min-saude.pt
Telefone: 263 006 577