Quando é que a ansiedade é um problema médico?
Todos nós nos sentimos ansiosos ou nervosos de vez em quando. Isto é normal. Mas, por vezes, as pessoas têm uma ansiedade muito intensa, que não desaparece por si só e interfere na vida da pessoa, causando-lhe sofrimento psicológico. Nestas situações, considera-se que a ansiedade é um problema médico, e que por isso deve ser tratada.
O que é a perturbação de pânico?
Esta é uma perturbação que faz com que uma pessoa tenha episódios em que se sente muito assustada e ansiosa durante um curto período de tempo. Durante estes episódios, a pessoa pode ter a sensação de que vai perder o controlo, enlouquecer, ou morrer. Quando isto acontece, chama-se "ataque de pânico".
Os ataques de pânico podem também causar dor no peito e dificuldade em respirar, levando as pessoas a procurar médicos ou a irem ao serviço de urgência.
Quais são os sintomas da perturbação de pânico?
Pessoas com perturbação de pânico têm ataques de pânico que podem fazer a pessoa:
- Sentir-se muito assustada e nervosa; podendo até sentir que vai desmaiar ou morrer
- Ter sintomas físicos, tais como: dor no peito; dificuldade em respirar; batimento cardíaco rápido; dor de cabeça; dor no estômago; tonturas.
Os ataques de pânico acontecem de repente e geralmente duram alguns minutos.
As pessoas com perturbação de pânico ficam muito preocupadas com a possibilidade de terem mais ataques de pânico e começam a evitar situações que possam desencadear um novo ataque de pânico.
Existe algum teste para a perturbação de pânico?
Não. Mas o seu médico deverá ser capaz de determinar se tem esta perturbação ao saber mais sobre os seus sintomas. O médico poderá também requisitar alguns exames médicos, caso ache necessário.
Como é tratada a perturbação de pânico?
Os tratamentos incluem:
-
Psicoterapia – Sessões em que reflete sobre os seus pensamentos e ações e aprende novas formas de pensar sobre estas situações e como reagir nestes momentos.
-
Medicamentos – Alguns medicamentos usados para tratar a depressão podem também aliviar a ansiedade ou os ataques de pânico, mesmo em pessoas que não estão deprimidas. Estes medicamentos geralmente demoram algumas semanas até começarem a ter efeito. O seu médico decidirá quais os medicamentos mais adequados para a sua situação.
O tratamento combinado (psicoterapia + medicamentos) é habitualmente o mais eficaz. A pessoa pode tomar medicamentos apenas durante um período de tempo, e depois descontinuar lentamente a medicação, sempre sob supervisão médica. Não pare de repente os seus medicamentos sem informar primeiro o seu médico.
E se eu quiser engravidar?
Se está a tomar medicamentos para tratar a perturbação de pânico, fale com o seu médico antes de começar a tentar engravidar. Alguns dos medicamentos usados para tratar a perturbação de pânico podem causar problemas para o bebé em desenvolvimento, por isso pode ser necessário mudar de medicamentos antes de engravidar.
Adaptado de UpToDate por António Melo, Filipa Moutinho e Gustavo Jesus - Serviço de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira da ULS Estuário do Tejo