Desde o antigo Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, que a junta médica para avaliação de incapacidade funciona no Centro de Saúde do Forte da Casa, realizadas por médicas com competência para o desempenho desta atividade em prestação de serviços, sobre a orientação da Unidade de Saúde Pública.
Em dezembro de 2023 existiam 1802 pedidos em espera, tanto de pedidos para primeiros atestados multiusos como para reavaliações. Desde que a ULS Estuário do Tejo iniciou funções em janeiro de 2024, que é uma preocupação o tempo de espera para os pedidos dos utentes, agravado ainda pelo período pandémico COVID-19 em que as mesmas estiveram paradas.
Aos 1802 pedidos pendentes em dezembro de 2023, soma-se 1057 pedidos realizados nos primeiros 6 meses deste ano, perfazendo um total de 2859 pedidos. No presente momento, o total de pedidos em espera é de 1021, sendo a data dos requerimentos mais antigos a aguardar resposta de março de 2023.
Sabendo que esta situação, apesar dos esforços tidos pela equipa de profissionais no terreno, continua a apresentar limitações, a ULS Estuário do Tejo, E.P.E., está empenhada numa solução, que passará pela criação de mais uma junta médica de avaliação de incapacidade, noutra zona da Unidade Local de Saúde, para melhorar a capacidade de resposta atual.
O procedimento para solicitação de junta médica na ULS Estuário do Tejo é:
- Preenchimento de requerimento para ser admitido a junta médica de avaliação de incapacidade, juntamente com toda a informação clínica necessária que ateste o diagnóstico;
- O requerimento pode ser entregue presencialmente, em qualquer unidade de saúde da ULS Estuário do Tejo ou enviar a mesma documentação por e-mail;
- Os utentes podem requerer Junta Médica, fora da área de residência, ao abrigo do DL n.º 15/2024, conforme o n.º 6 do art.º 3.
- Contactos: Telefone - 219 535 204/5/6;