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POLÍTICA DE QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

O HVFX E.P.E. assume o compromisso de proporcionar o mais alto nível de qualidade na prestação dos cuidados de saúde, em condições seguras, promovendo a proteção ambiental e integrando nos seus processos o conhecimento das necessidades e expetativas dos seus utentes, colaboradores e restantes partes interessadas, com vista à sua satisfação e à garantia da sustentabilidade económica, social e ambiental. 

Neste âmbito, através da sua política de Qualidade, Ambiente e Segurança, responsabiliza-se com:

1. Qualidade na prestação de cuidados de saúde
Garantir a melhor resposta aos utentes, de acordo com um modelo de prestação de cuidados assente nas melhores práticas, na excelência tecnológica e na mais recente e comprovada evolução científica para a prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentado na obtenção de resultados clínicos periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.

2. Segurança do utente e outras Partes interessadas
Desenvolver um programa transversal de Gestão do Risco Integrado (risco clínico e não clínico), alicerçado numa cultura de segurança, que deverá permitir identificar e gerir riscos e implementar boas práticas, com vista à eliminação ou redução dos riscos, assim como de efeitos indesejáveis para utentes, profissionais, visitas, instalações e infraestrutura. 

3. Requisitos
Satisfazer as necessidades dos seus utentes, colaboradores e restantes partes interessadas, cumprindo com todos os requisitos legais e regulamentares aplicáveis, bem como com outros requisitos que decorrem dos normativos que o HVFX E.P.E. subscreve.

4. Segurança e saúde no trabalho
Garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, com benefícios físicos e psicológicos, incluindo equipamentos, instalações e as atividades nelas desenvolvidas, com vista à prevenção da ocorrência de lesões e problemas de saúde relacionados com o trabalho, nomeadamente através da identificação e eliminação/mitigação de perigos e redução dos riscos, com o envolvimento dos colaboradores através da sua consulta e participação neste processo. 

5. Eficiência e proteção ambiental
Promover a eficiência e proteção ambiental, através da identificação dos impactos ambientais resultantes da prestação de cuidados de saúde, com o objetivo final da sua redução e/ou controlo, através da promoção da utilização racional e sustentável de recursos naturais, designadamente energia e água, prevenção da poluição, adaptação de práticas e equipamentos e redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos.

6. Competências, Responsabilização e Desenvolvimento 
Garantir continuamente as competências certas e necessárias ao desenvolvimento de cada atividade, através da utilização de processos de recrutamento, seleção e responsabilização, bem como a disponibilização de iniciativas de aprendizagem necessárias à aquisição e/ ou desenvolvimento de competências contribuindo-se, simultaneamente, para a motivação dos colaboradores e para a otimização da performance organizacional. 

7. Segurança da informação
Proteger a informação essencial à atividade, identificando e implementando as medidas necessárias de proteção a potenciais ameaças garantindo, simultaneamente, o princípio da confidencialidade, integridade e acessibilidade.   

8. Melhoria contínua
Melhorar continuamente os processos e as práticas subjacentes às diferentes atividades do HVFX E.P.E., através da implementação de padrões de qualidade rigorosos, das melhores práticas nacionais e internacionais reconhecidas e da utilização de ferramentas que facilitam a identificação de oportunidades de melhoria promovendo, desta forma, a proficiência do Sistema Integrado de Gestão.

 

POLÍTICA DE QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

SEGURANÇA NA SAÚDE

Com o objetivo de consolidar uma cultura de prestação de cuidados de saúde assente nos princípios da segurança e acompanhar os desafios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, o Hospital dá destaque:

  • à implementação das metas internacionais de segurança do doente:
    • Identificação correta dos utentes
    • Eficácia da comunicação
    • Segurança dos medicamentos de alta vigilância
    • Cirurgia segura
    • Redução do risco de infeções associadas aos cuidados de saúde
    • Prevenção de quedas e lesões associadas
  • ao reporte e análise de incidentes clínicos e não clínicos;
  • à monitorização de indicadores de segurança;
  • à implementação e monitorização de estratégias de gestão do risco.
CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

Esta Certificação reconhece o esforço do Hospital Vila Franca de Xira em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus utentes e o seu compromisso com a melhoria contínua.

Em dezembro de 2012 ocorreu a primeira certificação segundo a norma “ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade”, encontrando-se atualmente certificados, por este referencial, os Serviços:

  • Anatomia Patológica;
  • Apoio de emergência médica e transporte inter-hospitalar (VMER);
  • Esterilização;
  • Farmácia;
  • Imagiologia;
  • Imunohemoterapia;
  • Laboratório de Função Respiratória;
  • Patologia Clínica;
  • Técnicas de Cardiologia;
  • Unidade de Cuidados Intensivos/ Intermédios;
  • Urgência Geral de Adultos

É intenção do Hospital manter, garantir e evidenciar as boas práticas e a melhoria contínua, com os quais as suas equipas se comprometem diariamente.

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Esta Certificação permite integrar as questões ambientais na metodologia de gestão e desempenho do Hospital, assegurando a minimização dos seus impactes ambientais e a utilização dos recursos naturais de forma mais eficiente.

Desde janeiro de 2014, que o Hospital se encontra certificado segundo a norma ISO 14001, relativa a Sistemas de Gestão Ambiental.

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Esta certificação, segundo a norma ISO 45001, relativa a Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho, traduz-se num reconhecimento público da preocupação da organização com o bem-estar e segurança dos colaboradores no seu local de trabalho.

Uma preocupação que passa não só pelas condições de trabalho, infraestruturas, equipamentos, bem como por práticas e ações desenvolvidas pelo Hospital.

NOTA: A certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, foi obtida em 2016, segundo o referencial OHSAS 18001:2007, tendo, em 2019, sido obtida a transição para o novo referencial de Segurança e Saúde no Trabalho, a ISO 45001.

INDICADORES CLÍNICOS

Os indicadores clínicos permitem a avaliação da qualidade dos cuidados de saúde prestados de forma quantitativa, tendo sido concebidos com o objetivo de promover a melhoria contínua baseada em evidência. Entre o conjunto de indicadores clínicos monitorizados no Hospital Vila Franca de Xira, destacam-se os indicadores integrados em dois projetos assentes em processos de Benchmarking:

  • o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), criado pela Entidades Reguladora da Saúde (ERS) para avaliar o nível de excelência cínica dos diferentes prestadores nacionais, de acordo com critérios objetivos definidos para um conjunto de patologias;
  • e a plataforma IAmetrics, baseada em modelos de ajustamento pelo risco que possibilitam o cálculo de indicadores de qualidade, casuística e de complexidade, segundo padrões de comparação com hospitais similares da Península Ibérica.
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