O Hospital Vila Franca de Xira assume o compromisso com os princípios orientadores do desenvolvimento sustentável. O respeito por estes princípios traduz-se no imperativo de assegurarmos em cada momento, a criação de valor e, com isso, a satisfação dos nossos Clientes, Colaboradores, Financiadores e Entidades terceiras com quem colaboramos no exercício da nossa atividade.
Neste âmbito o Hospital Vila Franca de Xira desenvolve um modelo de gestão integrado, que assenta nos seguintes pilares:
- Prestação de cuidados de saúde, de acordo com as melhores práticas;
- Segurança do Utente e outras partes;
- Segurança da informação;
- Eficiência ambiental;
- Segurança e saúde no trabalho;
- Melhoria contínua;
- Cumprimento dos requisitos legais.
Com o objetivo de consolidar uma cultura de prestação de cuidados de saúde assente nos princípios da segurança e acompanhar os desafios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, o Hospital dá destaque:
- à implementação das metas internacionais de segurança do doente:
- Identificação correta dos utentes
- Eficácia da comunicação
- Segurança dos medicamentos de alta vigilância
- Cirurgia segura
- Redução do risco de infeções associadas aos cuidados de saúde
- Prevenção de quedas e lesões associadas
- ao reporte e análise de incidentes clínicos e não clínicos;
- à monitorização de indicadores de segurança;
- à implementação e monitorização de estratégias de gestão do risco.
O Hospital encontra-se acreditado, desde outubro de 2014, pela Joint Commission International (JCI), tendo, em 2020, renovado a sua Acreditação.
O processo de Acreditação envolveu a realização de auditorias rigorosas a toda a atividade e procedimentos do Hospital, tanto nos Serviços clínicos, como nos não clínicos.
Nesta auditoria foram avaliados mais de mil parâmetros e cerca de 300 padrões de excelência, focados na qualidade da prestação de cuidados e segurança do doente.
A JCI é uma das mais prestigiadas entidades acreditadoras independentes, a nível mundial, que tem como intuito supervisionar e certificar as unidades de saúde, em todo o mundo, seguindo padrões de qualidade validados internacionalmente.
Esta Certificação reconhece o esforço do Hospital Vila Franca de Xira em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus utentes e o seu compromisso com a melhoria contínua.
Em dezembro de 2012 ocorreu a primeira certificação segundo a norma “ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade”, encontrando-se atualmente certificados, por este referencial, os Serviços:
- Anatomia Patológica;
- Apoio de emergência médica e transporte inter-hospitalar (VMER);
- Esterilização;
- Farmácia;
- Imagiologia;
- Imunohemoterapia;
- Laboratório de Função Respiratória;
- Patologia Clínica;
- Técnicas de Cardiologia;
- Unidade de Cuidados Intensivos/ Intermédios;
- Urgência Geral de Adultos
É intenção do Hospital manter, garantir e evidenciar as boas práticas e a melhoria contínua, com os quais as suas equipas se comprometem diariamente.
Esta Certificação permite integrar as questões ambientais na metodologia de gestão e desempenho do Hospital, assegurando a minimização dos seus impactes ambientais e a utilização dos recursos naturais de forma mais eficiente.
Desde janeiro de 2014, que o Hospital se encontra certificado segundo a norma ISO 14001, relativa a Sistemas de Gestão Ambiental.
Neste âmbito, gostaríamos de lhe transmitir e recordar algumas boas práticas que pode implementar no seu dia-a-dia, de forma a reduzir o seu impacto no ambiente.
Esta certificação, segundo a norma ISO 45001, relativa a Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho, traduz-se num reconhecimento público da preocupação da organização com o bem-estar e segurança dos colaboradores no seu local de trabalho.
Uma preocupação que passa não só pelas condições de trabalho, infraestruturas, equipamentos, bem como por práticas e ações desenvolvidas pelo Hospital.
NOTA: A certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, foi obtida em 2016, segundo o referencial OHSAS 18001:2007, tendo, em 2019, sido obtida a transição para o novo referencial de Segurança e Saúde no Trabalho, a ISO 45001.
Os indicadores clínicos permitem a avaliação da qualidade dos cuidados de saúde prestados de forma quantitativa, tendo sido concebidos com o objetivo de promover a melhoria contínua baseada em evidência. Entre o conjunto de indicadores clínicos monitorizados no Hospital Vila Franca de Xira, destacam-se os indicadores integrados em dois projetos assentes em processos de Benchmarking:
- o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), criado pela Entidades Reguladora da Saúde (ERS) para avaliar o nível de excelência cínica dos diferentes prestadores nacionais, de acordo com critérios objetivos definidos para um conjunto de patologias;
- e a plataforma IAmetrics, baseada em modelos de ajustamento pelo risco que possibilitam o cálculo de indicadores de qualidade, casuística e de complexidade, segundo padrões de comparação com hospitais similares da Península Ibérica.