Saltar para conteúdo principal
JÁ CONHECE O NOVO PORTAL SNS? JÁ CONHECE O NOVO PORTAL SNS? www.sns.gov.pt
pedido-de-informacoes Pedido de informações hvfxira@hvfx.min-saude.pt
contacto-geral Contacto Geral 263 006 500

Serviço de urgência

O Hospital Vila Franca de Xira dispõe de um Serviço de Urgência, disponível 24 horas por dia, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente:

  • Urgência Geral
  • Urgência de Pediatria
  • Urgência de Obstetrícia/Ginecologia

O objetivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para tal.

Se a sua situação não for urgente ou emergente deverá dirigir-se primeiro ao Centro de Saúde da sua área. Em situação de dúvida, pode contactar a Linha SNS 24: 808 24 24 24

Triagem

A triagem permite identificar os doentes mais graves e assegurar que recebem cuidados rápidos.

Neste serviço utilizado o sistema de Triagem de Manchester, que classifica a prioridade de atendimento dos doentes de acordo com a gravidade da sua situação.
 

COMO FUNCIONA?
Após a admissão no balcão/receção da Urgência, todos os pacientes são observados na sala de triagem onde o enfermeiro faz uma observação e regista alguns parâmetros que permitem atribuir uma cor correspondente a um grau de prioridade e sugerir um tempo de espera, até à primeira observação médica.  

QUAIS OS GRAUS DE PRIORIDADE?

Prioridade Cor Tempos alvo previstos de atendimento
Emergente Vermelho Observação Imediata
Muito urgente Laranja 10 minutos
Urgente Amarelo 60 minutos
Pouco urgente Verde 120 minutos
Não urgente Azul 240 minutos

Tempos de Espera

Consulte os tempos médios de espera do Serviço de Urgência Geral, Urgência Pediátrica e Urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital Vila Franca de Xira, em tempo real: 

Acessos

O acesso ao Serviço de Urgência é realizado diretamente pelo exterior do edifício, devidamente identificado, sendo diferenciado de acordo com o tipo de urgência (Geral, Obstétrica, Pediátrica).
Os utentes que se deslocam em viatura própria, devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P1, disponível entre as 18h00 e as 06h00 nos dias úteis e durante 24 horas aos fins de semana e feriados, ou o parque P2, disponível todos os dias durante 24 horas.

Contactos

Gabinete de Apoio à Família

O Gabinete de Apoio à Família visa prestar suporte à família e/ou pessoa significativa de utentes de se encontrem em sala de observação (S.O.), no Serviço de Urgência. 

Atendimento:
Atendimento presencial no GAF, localizado no Serviço de Urgência

Horário de funcionamento: 
Todos os dias, das 10h00 às 18h00

Ao continuar a utilizar o nosso website está a concordar com a nossa política de privacidade. Concordar
Concordar Mais informações