A Hospitalização Domiciliária é um modelo de assistência hospitalar que se carateriza pela prestação de cuidados hospitalares no domicílio dos doentes, com patologia aguda ou descompensação de doença crónica, criteriosamente selecionados (critérios clínicos, socias e demográficos).
Esta modalidade de hospitalização apresenta-se como uma alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada e com idêntico nível tecnológico, de segurança e de qualidade.
No topo das vantagens deste tipo de internamento vêm a humanização dos cuidados, a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde, as quedas, síndromes confusionais e declínio do estado funcional, a promoção da autonomia dos doentes, o maior envolvimento dos familiares no plano de cuidados e o grau de satisfação de doentes, cuidadores e profissionais de saúde.
Os cuidados em Hospitalização Domiciliaria são prestados por uma equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros) que privilegia os cuidados prestados no local de maior conforto para doentes e famílias: a sua própria casa.
Na ULS Estuário do Tejo, a referenciação de doentes para a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) pode ser efetuada a partir dos diversos serviços da Instituição. A admissão neste modelo de internamento é voluntária, com assinatura de consentimento informado por parte do doente ou do seu representante legal. Em qualquer momento, pelo agravamento da situação clínica, ou pelo desejo expresso do doente ou dos seus familiares, o doente pode regressar ao serviço de internamento hospitalar mais adequado à sua situação clínica.
Esta modalidade de internamento funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. Diariamente, a equipa desloca-se a casa dos doentes para avaliação e prestação de cuidados. No período noturno, a equipa encontra-se disponível em regime de prevenção. Desta forma, os doentes internados em hospitalização domiciliária, ou os seus cuidadores, têm um contacto telefónico direto com a equipa de saúde, que está disponível 24 horas por dia para responder, em caso de dúvida ou qualquer intercorrência.
O início da Hospitalização Domiciliária na ULS Estuário do Tejo é mais um importante passo na humanização de cuidados prestados à população servida por esta ULS, continuando a aprofundar a diferenciação clinica dos cuidados prestados aos seus utentes.