A Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira assinaram um protocolo de cooperação. Um acordo que permitirá uma colaboração séria e permanente entre as duas Instituições. "É uma longa estrada que se abre de cooperação e será muito útil pois servirá a população que as duas Instituições servem", afirmou Carlos Andrade Costa, presidente da ULS Estuário do Tejo,EPE.
Armando Carvalho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, salienta a importância de "uma ligação forte à ULS Estuário do Tejo de forma a servirmos melhor os nossos utentes". Através do Protocolo assinado a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, cede 14 camas à ULSETEJO,EPE, camas que serão utilizadas por doentes que não precisam de cuidados hospitalares e que aguardam resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados.
Este protocolo permitirá encontrar uma resposta mais rápida para os doentes que continuam internados após alta clínica, o que possibilitará a diminuição da pressão de doentes que permanecem no Serviço de Urgência a aguardar internamento em enfermaria.
“Sendo doentes que não necessitam de cuidados hospitalares acabam por ter um impacto no que é a fluidez de doentes para as camas de enfermaria, pois essas camas de enfermaria estão ocupadas com estas situações. A ida destes utentes para a Misericórdia libertará essas camas de enfermaria”, explica Carlos Andrade Costa.
Ao abrigo deste mesmo protocolo a ULSETEJO irá também realizar formações em Suporte Básico de Vida a todos os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Vila Franca de Xira.
Este protoloco vigora entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2024.
Clique aqui e assista ao vídeo.